Como criar facilmente uma belíssima imagem HDR utilizando o Photoshop
05 jun 2015

Como criar facilmente uma belíssima imagem HDR utilizando o Photoshop

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Google+ 0 0 Flares ×

Como criar facilmente uma belíssima imagem HDR utilizando o Photoshop

Uma porção de pessoas associa Fotografia HDR com imagens super processadas e surreais. Este nem sempre é o caso. Fotografar HDR pode ser muito útil em circunstancias diferenciadas. É geralmente visto em imobiliário e fotografia de paisagens, e pode ser muito útil para balancear uma vasta gama de níveis de luz. Existem vários programas por ai que mesclam imagens para se criar fotos HDR, mas um dos modos mais simples para se ter essas fotos dramáticas é usando o BUILT-IN HDR Pro do Photoshop.

Fique atualizado

Diga NÃO ao SPAM

A maioria das câmeras DSLR’s além do nível de entrada podem processar imagens HDR na câmera, mas isso nem sempre faz o truque por inteiro.Fotografar HDR na câmera geralmente produz um único arquivo JPEG e nem sempre nos traz o resultado esperado.

Combinando exposições separadas no Photoshop você terá muito mais liberdade e controle por toda a imagem final.

Bracketing de Exposição para HDR

Fazer uso de um tripé para esta técnica é essencial para manter a consistência. Dependendo da câmera que você estiver utilizando o Bracketing de exposição será diferente. Eu recomendo consultar o manual de instruções para a sua câmera em específico para entender propriamente como utilizar esta função. Se você não está familiarizado com o Bracketing, é basicamente a técnica que permite você fotografar em diversas exposições variadas. Similar a tirar em longas exposições, você vai querer utilizar um temporizador ou um controle remoto. Isso ajuda a manter a consistência e te assegura em não mover a câmera de forma alguma. Quando eu utilizar o temporizador, eu irei configurar a câmera para disparar três, cinco ou sete fotos continuamente, de modo que eu tenha os arquivos em RAW para cada exposição.

2

4

 

3

 

Trabalhando com Arquivos RAW

Uma vez satisfeitos com as imagens, eu as importarei para o Lightroom e farei alguns ajustes finos. Geralmente aumentarei o Clarity (claridade) e o contraste em alguns pontos, dependendo da imagem e o visual que eu pretendo chegar. Eu irei fazer as mesmas alterações em TODAS as imagens do lote que eu tirei, sendo três, cinco ou sete diferentes exposições. Uma vez que você se estiver feliz com o resultado dos ajustes, na a aba Photo no lightroom. No menu suspenso você encontrará editing>merge to HDR Pro (como visto abaixo). Isso fará a mesclagem das fotos irá abrir uma nova janela no Photoshop.

Se você não utiliza o Lightroom  você pode abrir as fotos diretamente no Photoshop a qual irei explicar como mescla-las no HDR Pro diretamente no próximo passo.

 

5

6

Trazendo todas as fotos no PHOTOSHOP

Eu geralmente dou um “tapa” no Lightroom, mas se você não, tenha certeza que você não está trabalhando em nada mais no Photoshop quando abrir as suas imagens. Quando as diferentes exposições são abertas, os próximos passos são extremamente simples. Primeiro, você irá olhar acima da aba do arquivo, na parte inferior da aba, você encontrará Automate>Merge to HDR Pro. Isso abrirá uma pequena janela, clique Add Open Files e tenha certeza que os arquivos carregados na janela são as exposições corretas para a sua imagem HDR. Uma vez que você tenha certeza que tem as exposições certas, clique OK.

Se estiver utilizando o Lightroom, quando clicado em Merge to HDR Pro isso levará apenas alguns segundos. Depois que o Photoshop finalizar a mesclagem de exposições, uma nova janela se abrirá permitindo-lhe editar a imagem HDR criada.

7

Como visto acima, você pode ajustar os “sliders” do HDR criado como preferir. Sob o menu suspenso PRESET há várias configurações que você pode escolher para chegar a diferentes visuais. Alguns surreais enquanto outros são mais realistas. Normalmente, eu fico longe dos PRESETS e ajusto os sliders me baseando na Imagem ao qual estou trabalhando e querendo chegar. Eu recomendo perder um tempinho ajustando os diferentes sliders para aprender exatamente o que cada um faz.

Se você possui uma DSLR profissional ou está fotografando com alguma câmera mais simples, está técnica HDR pode ser útil em trazer vida as suas fotos. Sim, voê tem de tomar cuidado para não exagerar no efeito. Mas, quando feito de forma correta pode realmente adicionar ótimas cores e uma gama dinâmica a suas fotos.

Fotografar em HDR pode consumir mais empo do que sair de casa para tirar algumas fotos, mas esta é uma tecnica divertida de se aprender. Eu amo o elemento surpresa. É um sentimento fantástico ver uma imagem nascer de várias outras.

Existe um monte de programas para se criar Imagens HDR no mercado. E você, prefere utilizar o Photoshop ou você tem algum outro programa e gostaria de compartilhar conosco?

 

Por: Fstoppers


James Grenfell
James Grenfell

Fotógrafo, filmaker, colorista e também diretor de fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 Google+ 0 0 Flares ×